Georisco marca presença em eventos na UFPB

Pesquisadores do Grupo de Pesquisa Georisco participaram de 21 a 27 de outubro do XX SBGFA – Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada e IV ELAAGFA – Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente,  eventos sediados na UFPB, em João Pessoa.

Os participantes tiveram a oportunidade de apresentar os resultados de seus trabalhos de pesquisa, discuti-los com seus pares e, com isso, estabelecer uma avaliação crítica da sua produção, assim como participar de palestras, workshops e mesas redondas.  

O coordenador do Georisco, Lutiane Almeida, foi convidado para a mesa-redonda “Mapeamento, Modelagens e Sistemas de Indicadores de Riscos de Desastres no Brasil”, na qual compartilhou algumas experiências iniciais do PMRR Natal e a produção de mapeamento de risco.

Já o pesquisador Anderson Geová apresentou dois trabalhos. O primeiro, intitulado “Banco de dados e sistemas de informações geográficas sobre desastres na cidade de Natal/RN (Brasil) entre os anos de 2017 – 2022”, foi elaborado a partir do trabalho de conclusão de curso da pesquisadora Mariana Costa.

O segundo, denominado “Abordando as multiameaças e o multirriscos: workshops como ferramentas de construção teórica-metodológica”, foi construído em conjunto com a equipe do Projeto Multirrisco, composto por pesquisadores da UFRN, UFABC, UFRGS e Cemaden.

Após as apresentações, houve um momento de devolutivas dos avaliadores quanto aos trabalhos, assim como uma ampla discussão por partes dos presentes. Os trabalhos apresentados por Geová estão disponíveis para consulta nas revistas “ARQ.URB” e “Ecologias Humanas”.