Após três meses de execução, a equipe técnico-científica do Plano Municipal de Redução de Riscos de Desastres (PMRR) do município de Natal, composta por vários integrantes do Grupo de Pesquisa Georisco e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Desastres (NUPED), já realiza os mapeamentos de risco na cidade. As atividades estão sendo desenvolvidas com o apoio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e coordenadas pelo professor Lutiane Almeida.
De acordo com Almeida, o plano de trabalho já foi concluído e a equipe está em trabalho de campo. “Já fizemos uma etapa de reconhecimento de áreas de risco e uma oficina com lideranças das comunidades, além do primeiro encontro com os técnicos da prefeitura de Natal”, informa o coordenador.
Esta fase permitiu observar que a possível causa da formação de áreas de risco está relacionada à vulnerabilidade social e à suscetibilidade do terreno, esta última agravada pela ocupação irregular ou inadequada em áreas de dunas. Até o momento já foram mapeados riscos atrelados a áreas de alagamentos e com potencial risco de movimento de massa.
O PMRR é um instrumento fundamental de prevenção e gestão de riscos de desastres. A construção do plano é uma parceria entre a Secretaria Nacional das Periferias, do Ministério das Cidades, a Fiocruz, a UFRN e a prefeitura de Natal.