TCC aborda análise microlocal para gestão de riscos em áreas de dunas

Difundir a importância das análises em escala microlocal e a sua aplicação na gestão de riscos em áreas de dunas é o objetivo do estudante do curso de Bacharel em Geografia da UFRN Jeferson Gomes. Integrante do Grupo de Pesquisa Georisco desde outubro de 2022, sua proposta de investigação conecta os conhecimentos humanos e físicos, colocando a ciência geográfica a serviço da prevenção.

“Ao perceber a importância da gestão de risco para a sociedade, ficou claro as diversas contribuições que esta pesquisa trará para o meio acadêmico, social e político. Os resultados poderão incentivar um melhor planejamento territorial em escala microlocal”, pontua o jovem pesquisador.

O estudo envolve o mapeamento de áreas suscetíveis a riscos geomorfológicos, como deslizamentos de terra, inundações e enchentes, na área de dunas de Cidade Nova, em Natal (RN). “Ao setorizar parcelas da área estudada, segundo seu grau de risco, teremos uma base de dados que permitirão a formulação de estratégias mais efetivas, que minimizem os impactos produzidos por eventos extremos nessas áreas”, explica Gomes.

Em fase inicial de desenvolvimento, a pesquisa deverá ser concluída em julho de 2024, sendo utilizada como trabalho de conclusão de curso (TCC) do estudante. Acompanhe por aqui os trabalhos que estão em curso no Grupo de Pesquisa Georisco!

Texto: Eloisa Loose